Pós locação de equipamentos de construção civil

Pós locação de equipamentos de construção civil

Segundo Philip Kotler(conhecido como o pai do marketing)  conquistar novos clientes é entre 5 ou 7 vezes mais caro do que fidelizar aqueles clientes que você já tem.

Você sabia que

Todos os dias, centenas de locadoras de equipamentos para construção civil em todo Brasil investem dinheiro e tempo para atrair novos clientes? Fazem planejamento estratégico, criam contéudos elaborados em várias redes sociais, criam sites modernos e atraentes, fazem vídeos de equipamentos, compram equipamentos novos, tudo para se destacar no mercado rental. Eles estão errados? Não! O caminho é exatamente esse. Mas será que essas locadoras também tem o mesmo empenho em fidelizar os clientes que já locam equipamentos com eles? Dados de Satisfação do Cliente revelam que 85% das empresas NUNCA fizeram pós venda (ou no caso das empresas locadoras, pós locação).

Mas quando começa a pós locação?

A resposta pode parecer óbvia, não é mesmo? Mas não é! A pós locação, ao contrário do que muitos podem ter pensado, não começa após o cliente alugar o equipamento, mas, desde o momento em que ele liga para a empresa e conta ao departamento comercial a sua necessidade. É nesse momento que qualquer detalhe pode fazer a diferença para que você feche uma locação apenas ou, conquiste o que chamamos de ‘advogados da marca’,

Mas o que são os ‘advogados da marca’?

Todos sabem que o melhor marketing é o boca a boca, isso é indiscutível ainda mais nos dias de hoje, onde com a internet algumas empresas apelam para as ‘avaliações fake’. É nesse momento que o advogado da marca entra em ação, é ele o responsável por não apenas indicar seus serviços mas, também por defendê-lo quase alguém fale o contrário. Mas pra que isso aconteça, pra que o seu cliente chegue a esse nível, ele precisa estar apaixonado pela sua prestação de serviços. E foi por esse motivo que disse nas linhas acima que, a pós locação começa na primeira ligação do cliente para a empresa, ali começa o que chamamos de ‘fidelização’.

Quer umas dicas para melhorar esse relacionamento?

Transparência

Na primeira ligação do cliente, esteja atento(a) à real necessidade dele. Sabemos que nem sempre o que o cliente quer, é o que ele precisa, nesse caso, mesmo que você tenha que alugar um equipamento mais barato do que o que ele pretendia alugar, você foi transparente e resolveu o problema o problema dele, ponto pra você!

Plano B

Que a comunicação é algo fundamental em qualquer relacionamento, isso todos já sabem. Mas já imaginou um cliente bombeando concreto no piso e no meio do processo a régua vibratória ou a alisadora de concreto pára? Jà pensou no desespero do cliente em ligar para a locadora, na tentativa de não perder o concreto que está sendo bombeado? Pois é! Pra esses momentos você precisa ter um ‘Plano B’, algo que resolva o problema do cliente e não gere frustração ou arrependimento ao ter locado o equipamento com você. Nesse caso é SUPER importante que você tenha um canal e um plano de ação disponível para essas ocasiões, e isso deve ser apresentado ao cliente no contrato de locação. Mais um ponto pra você!

Saber ouvir até o que você não quer ouvir

Nenhum empreendedor, seja ele vendedor de produto ou prestador de serviços gosta de receber feedback negativo de clientes. E quando são aqueles clientes que gritam e não te deixam falar? Aí é que a gente quer ‘chutar o balde’. Mas é nessa hora que o profissionalismo da empresa está em xeque, é nessa hora que vamos ver se realmente estamos preparados ou não para o crescimento da nossa empresa. Minha sugestão é que você invista em treinamentos para o atendimento comercial da sua empresa. Esses treinamentos ajudam e muito seus funcionários a lidar com situações de crises e stress. Mais um ponto pra você!

Resumindo

Com apenas essas três dicas tenho certeza que muita coisa vai mudar na forma como seus clientes veem sua empresa, e isso já é o necessário para que os advogados da marca comecem a surgir. Lembre-se de que o investimento nessas pessoas, segundo Kolter, é entre 5 à 7 vezes menor que investir em novos clientes. Pense nisso!