Na pandemia, o que você faz com seu tempo?

Na pandemia, o que você faz com seu tempo?

Por trabalhar com marketing, acabo sendo praticamente obrigado a estar presente na internet cerca de 12h por dia. Em alguns dias até passo disso (sei que não deveria), mas confesso é exaustivo porém necessário. Cheguei a confessar pra minha esposa que se hoje eu não fosse dessa área, certamente nem redes sociais eu teria. Acredite!

Talvez você possa estar se perguntando o porquê disso, e eu tenho uma resposta que talvez deixe você, meu amigo leitor, um pouco frustrado. É que ando cansado de ver tantas pessoas jogando seu tempo fora e ao mesmo tempo reclamando que não tem tempo para nada; estranho isso né? Mas é a realidade em grande parte da população que está na internet hoje. Como atualmente meu foco é o marketing na construção civil, vou falar apenas dessa área. Porém, com base no que vou dizer, creio que logo você vai lembrar de situações parecidas, só que em outros segmentos; inclusive em nossas vidas.

Constantemente sou procurado por locadores de equipamentos de construção civil, construtores, corretores de imóveis, empreiteiros, perguntando sobre o que fazer para melhorar o posicionamento do negócio deles na internet. Alguns já disseram que fez de tudo, colocou dinheiro no google ads, impulsionou publicações, pediu ajuda para o “sobrinho,” ou seja, usaram várias alternativas, porém todas sem sucesso.

Não muito contente com essas conversas, fui dar uma olhada nas redes sociais dessas pessoas; apenas por curiosidade. Olhei os perfis pessoais, olhei a página da empresa, alguns até participam de grupos que eu participo; e com isso percebi uma coisa, a maioria dessas pessoas que me procuraram, literalmente “gastavam” mais tempo discutindo a polarização política, falando mal dos concorrentes e postando indiretas, do que “investindo” tempo com a página da empresa deles.

Fiquei pensando; se ao invés de utilizar o tempo que “gasta” fazendo essas coisas, para “investir” nas publicações da sua própria empresa, é óbvio que os resultados seriam outros. Teve perfil que eu não encontrei NENHUMA postagem ou pelo menos um compartilhamento e curtida do conteúdo da própria empresa, isso é muito sério! Ainda mais nos tempos de hoje, onde o mercado digital anda cada vez mais competitivo. E por outro lado, os consumidores, além de mais exigentes, estão atentos a tudo.

Fui questionar alguns deles sobre essa postura, e o que ouvi foi ainda pior. Um deles chegou a dizer que paga o profissional para que esse serviço seja feito, porque segundo ele,, seu tempo é curto demais para cuidar dessas coisas. Entendo que para alguns o tempo é realmente apertado, mas fica a pergunta; se ele tem o tempo para fazer as coisas que citei, como não tem tempo para interagir, nem que seja apenas com uma postagem do seu próprio negócio? Se ele, que é o dono da empresa não interage com as mídias sociais de seu negócio, como exigir isso dos clientes?

Parece um puxão de orelhas esse post não é mesmo? E é! Faço isso porque como profissional de marketing me preocupo com investimento que meus clientes fazem. E sempre digo à eles; por mais conhecimento que eu possa ter, minhas estratégias serão em vão se não houver uma integração dos gestores e colaboradores da empresa; afinal de contas o marketing não pode estar resumido apenas a postagens com mídias digitais e textos legais. Ele começa no brilho dos olhos que os gestores tem que ter pelo negócio ao qual eles estão inseridos. Com isso os colaboradores são contagiados e automaticamente o cliente percebe isso.

Nós, que somos profissionais de marketing, apenas complementamos o trabalho. Apenas caminhamos ao seu lado, sempre orientando para que as melhores estratégias e decisões sejam tomadas. Mas sozinhos, todo nosso serviço é jogado no lixo, assim como seu dinheiro; e creio que não é isso que você quer. Então fica aqui minha dica da semana. Envolva-se mais com seu negócio no universo digital. Tire um pouco o foco das coisas que não agregam valor à sua empresa. Gaste energia naquilo que vai fazer sua empresa crescer e ganhar mais espaço no mercado digital! Tenho certeza que você não vai se arrepender.

Sucesso a todos e cuidem-se!