Três situações que impedem sua locadora crescer

Três situações que impedem sua locadora crescer

Sempre que olho na internet vejo centenas de milhares de pessoas oferecendo os famosos “milagres do sucesso.” São passos para se obter isso, treinamentos para se obter aquilo, é um festival de “fórmulas mágicas” que prometem colocar sua empresa no topo.

Eu sei que talvez você deve estar se perguntando: mas Douglas, você não acredita que uma empresa possa chegar ao topo seguindo essas práticas? Eu respondo: Sim, acredito! Mas hoje eu quero fazer o inverso, quero te mostrar três situações que impedem sua locadora de crescer, mesmo sabendo que corro o risco de ninguém ler esse post, afinal de contas, muitos gostam de ouvir sobre os caminhos para o sucesso mas, poucos gostam de saber se estão aptos a caminhar por ele. Vamos então conhecer a primeira situação.

1- Nada presta, as pessoas não sabem nada e eu sempre tenho razão

Você conhece alguém assim? Vou mais além, você se identifica com essa frase? Quem me conhece bem sabe que já fui assim, exatamente como essa frase descreve. E confesso que ver a vida por esse ângulo não traz muitos benefícios positivos. Ser considerado “chato” pelos amigos é até o de menos, pior são os prejuízos emocionais, profissionais e até mesmo financeiros que conseguimos por conta de agir assim.

Se o seu comportamento como gestor é assim, te convido a repensar O MAIS RÁPIDO POSSIVEL seu conceitos de como enxergar as situações que o cercam. Não confunda “ter cautela” com “ser pessimista.” Uma boa parcela de pessimistas usam esse argumento, de que são apenas “pessoas cautelosas,” para justificar o medo que assumir seus erros e em alguns casos, até mesmo para mascarar a falta de coragem de tomar determinadas decisões.

2- Se quer algo bem feito faça você mesmo! Funcionários nunca fazem as coisas direito!

Peguei pesado? Que bom, essa era minha intenção! (rsss) Acreditem, já ouvi e ainda ouço muitos empreendedores e empresários dizendo isso! É assustador. Ahhh Douglas, quer dizer agora que você vai defender funcionário e colocar a culpa nos gestores? Não! não é essa minha intenção. Não estou aqui pra passar a mão na cabeça de ninguém, seja ele funcionário ou gestor. Minha intenção aqui, como consultor de marketing, é apenas te alertar para os seguintes detalhes; Existe um diferença entre “funcionário e colaborador,”(prometo escrever sobre isso em outro post) e a frase: “Se quer algo bem feito…” que eu substituiria por: “Se quer algo bem feito, seja PARCEIRO DOS COLABORADORES e DELEGUE FUNÇÕES.” Pense nisso!

3- Se meus concorrentes não prostituíssem o mercado de locação, as coisas seriam diferentes na minha locadora.

Esse é um dos “trending topics” nos grupos de locação, nas redes sociais e em conversas informais. Poxa Douglas, você vai querer dizer que essa prática não prejudica o mercado? Claro que sim! Não apenas no mercado de locação como em qualquer outro segmento. Mas, outra vez quero fazer a mesma pergunta que fiz em outro post: As ações de sua empresa são pautadas somente na prática de preços da concorrência? Se sua resposta for sim, lamento dizer mas com esse pensamento sua empresa continua ancorada!

Volto a dizer: Olhe para dentro de sua empresa, reavalie seu plano de negócio, reinvente sua estratégia de marketing, reúna seu time de “colaboradores,” saia da caixa! Somente assim é que você vai estar apto a começar a trilhar a estrada para o sucesso. Lembre-se sempre que:
1- Queixar-se de tudo,
2- Não valorizar o que você tem,
3- Culpar os outros pelo seu fracasso,
serão sempre as três situações que impedem sua locadora crescer!