Sua locadora está ON ou OFF?

Sua locadora está ON ou OFF?

Em todo Brasil vocês já devem ter escutado pelo menos uma vez a frase: “o pai tá ON.” E você sabe o que isso significa?

O termo “o pai tá on” geralmente é usado por funkeiros, com o intuito de dizer para as meninas que eles estão online no whatsApp ou, que estão na área, basta chamar. Até então essa gíria era apenas conhecida na periferia de algumas cidades, até que Neymar Jr, no dia 18 de agosto de 2020 antes da vitória por 3 a 0 contra o RB Leipzig, tuitou: “Passando pra avisar que o PAI acordou ONLINE. Salve pra geral e vamo que vamo … ALLEZ PSG”. Foi o suficiente para o termo viralizar na internet.

Sabemos que tudo não passou de uma brincadeira e uma forma do camisa 10 dizer que ele estava na área, ou seja, que ele estava acordado e que era para os adversários ficarem atentos. Fazendo uma analogia com essa frase eu te faço a seguinte pergunta: “e sua locadora, está ON?” Se sua resposta foi sim, ótimo! Mas se a resposta foi não, acho que é hora de repensar algumas coisas.

Vamos falar do mercado ON?

Quando Neymar Jr. disse que estava ON na área dele, creio que já foi o suficiente para que seus adversários tivessem um pouco mais de cautela, afinal de contas nosso camisa 10, mesmo alvo de muitas polêmicas ainda assusta com seu jeito irreverente de jogar futebol.

E trazendo isso para nossa realidade de mercado ONLINE, sabemos que existe algo de semelhante que podemos tirar algumas lições. Existem empresas que estão no mercado online apenas por estar. Por outro lado existem empresas que estão no mercado online com muita garra de vencer e tem muita habilidade pra isso. Mas por que umas conseguem ter mais força do que outra no mercado? Simples, enquanto umas buscam inovar seus produtos e serviços por conta de um mercado cada vez mais competitivo, outros preferem permanecer em sua zona de conforto.

O mercado online cresceu mas, ao mesmo tempo tem ficado menor.

Parece confuso pra você? Vou explicar de uma forma mais clara e objetiva. Desde o início da pandemia, em 2020, houve um crescimento gigantesco de empresas que usaram a internet como meio de sobrevivência. Até mesmo os mais conservadores se renderam a isso. Ou seja, o crescimento ao qual me refiro é esse, de que atualmente quem está conduzindo a economia de nosso país e fazendo a engrenagem girar, mesmo que devagar, é o mercado online. Basta uma pesquisa rápida na internet para encontrar diversos estudos que confirmam isso.

Só que com esse crescimento, houve um inchaço com o surgimento de centenas de empresas. O que consequentemente tornou o universo online muito mais competitivo. O ambiente que antes era explorado, em sua grande maioria, por empresas que tinham condições de pagar profissionais qualificados para gerenciar seus websites e suas plataformas de e-commerce, agora se deparam com uma enxurrada de novos empreendedores, alguns até com pouco conhecimento mas, que tem incomodado os grandes, isso é um fato!

O mercado ON não é apenas para os fortes mas, para os que se antecipam às mudanças

Talvez você, que é pequeno, deve estar se perguntando, mas como eu, pequeno empreendedor vou competir nesse mercado tão disputado hoje em dia? Simples! Fazendo como Neymar Jr. treinando muito! Tudo bem que ele tem um talento nato mas, foi com base nos treinamentos, erros e acertos ao longo de sua carreira, que ele chegou onde chegou, saindo de sua zona de conforto. E te aconselho a fazer o mesmo. Digo isso porque no mercado online não existe pequeno, médio ou grande, e é exatamente isso que incomoda os grandes, o fato de ter que dividir espaço com empresas pequenas.

Isso porque antes do mercado online, quando o marketing ainda era feito através da TV, rádio e anúncios de jornais, somente os grandes se destacavam; porque custava caro anunciar. Mas agora isso acabou! Estará na frente aquele que se antecipa aos acontecimentos. Aquele que estuda a percepção e comportamento do consumidor de hoje! E aquele que aprendeu a diferença do que é gasto e investimento no universo de marketing, seja Online ou Offline.

Conclusão

Não tenha medo do mercado ON! Crie valores para seus produtos e serviços, diferencie-se dos demais, inove, reinvente-se, saia da zona de conforto! Lembre-se de uma coisa, hoje todos estão nas mesmas condições com relação a publicidade. Existem inúmeras plataformas pra isso, inclusive gratuitas, que podem alavancar sua empresa. Não se torne apenas uma locadora no mercado on. E para encerrar deixo uma reflexão;

O cliente sempre saberá o PREÇO dos seus serviços e produtos, mas cabe a você apresentar o real VALOR de sua locadora!