Rede de negócios, por que devo participar?

Rede de negócios, por que devo participar?

Conhecidas como Networking no mundo dos negócios, as redes ou grupos de negócios são cada vez mais comuns nos dias de hoje.

Mas o que é uma Networking e para o que elas servem?

Rede de contatos, rede de negócios, seja lá como você gosta de chamar, uma coisa as duas tem em comum; o fato de que elas ajudam no fortalecimento de amizades, no estreitamento de negociações e em novas possibilidades de negócios. Existem diversas plataformas hoje que proporcionam essa prática, a mais comum é o whatsapp. Que é nunca esteve presente, além do grupo da família, em pelo menos mais uns 4 grupos diferentes?

O problema é que nem sempre essas redes conseguem manter o foco do objetivo pelo qual foram criadas e com isso, além da debandada de pessoas, acabam ocorrendo desavenças, xingamentos, ofensas, o que desmotiva todo restante do grupo.

Então por que ainda devo participar se essas redes são problemáticas?

Vou te dar alguns motivos pelos quais você deve participar de uma networking rental, ou seja, uma rede ou um grupo que seja específico sobre o mercado de locação de equipamentos, que o público para o qual escrevo este artigo.

1- Utilidade

Não existe nada mais satisfatório do que ser útil para alguém ou para alguma coisa. Creio que a maioria deve concordar comigo sobre isso. Ajudar as pessoas é algo revigora nossa vida e nos faz refletir sobre um sentimento que anda escasso no mundo, a empatia. Procure na sua rede de clientes ou profissionais aqueles que precisam de ajuda e experimente ajudar, tenho certeza que você não vai se arrepender.

2- Visibilidade

Se tem algo que nos dias de hoje, ainda mais depois dessa pandemia, é essencial para as empresas locadoras de equipamentos, é estar presente no mercado digital. Sei que nos dias atuais criar uma networking física é algo ainda muito complicado por conta dos riscos que ainda existem do contágio do COVID-19. Exatamente por isso que as redes e grupos praticamente triplicaram e hoje não apenas no whatsapp, mas em redes de negócios como o Linkedim e o Facebook, ainda existem grupos específicos para cada segmento, inclusive do mercado de locação. Atualmente temos um grupo de locadores de equipamentos para construção do Brasil, a primeira Networking rental com foco exclusivo APENAS em negócios de locação de equipamentos.

3- melhorar sua visão profissional

Todos nós sabemos que em todos os grupos ou redes existem pessoas negativas, aquelas que tentam te puxar para baixo, os chamados pessimistas e também aqueles que não gostam de falar sobre a realidade em que vivemos, os chamados negacionistas. Mas, nesses grupos também encontramos pessoas positivas, inovadoras, motivadoras, que te colocam para cima e abrem seu campo de visão para novas possibilidades do mercado. Cabe somente a você filtrar essas pessoas e aproveitar esses momentos para que sua visão comercial melhore e com isso, sua empresa cresça.

4- Possibilidade de negócios

Deixei esse por último propositalmente, pois sabia que a grande maioria diria que uma rede, um grupo ou uma Networking, como preferir, é especificamente pra fazer negócios. Em partes eu diria que você está certo, elas servem para isso, para fazer negócios mas, negócio envolve muito mais do que cifras e números. Como podemos ver nos outros tópicos negócio envolve se útil para alguém, o que consequentemente traz mais visibilidade e credibilidade para seu negócio. Vimos também que negócios também servem como instrumento de crescimento profissional, e é exatamente por isso que eu aconselho, principalmente quem está começando no mundo dos negócios, a participar dessas redes.

Mas em quais redes ou grupos devo participar?

Não caia na besteira de achar que quanto mais grupos você participar, mais chances você terá, isso é um mito! Primeiro, você deve estar no grupo ligado ao plano de negócio que você construiu, atirar para todos os lados só vai gastar munição e energia, o que pode gerar frustrações e consequentemente te levar ao fracasso.

Invista em grupos que agreguem valor a você e à sua empresa. Grupos tenham foco em negócios, e não grupos que perdem tempo e incham seu telefone com discussões religiosas e políticas, isso além de fazer você perder tempo faz você perder o foco.

Como citei anteriormente temos um grupo no Facebook exclusivo para o mercado de locação de equipamentos com locadores de todo Brasil. Se você tiver interesse em participar acesse o link e peça o convite. Te aguardo por lá!