Quem espera, NUNCA alcança!

Quem espera, NUNCA alcança!

Você conhece algum ditado popular? Quem não conhece, não é mesmo? Existem relatos de que eles já eram utilizados há séculos, mas uma coisa todos tem que concordar, independente de quando os ditados tenham surgido, no dias de hoje ainda é muito comum utiliza-los em nosso dia a dia.

Uma frase pode ter vários sentidos, cuidado!

Quando você leu o topo desta postagem, talvez tenha pensado: Acho que tem alguma errada com esse ditado. O correto não seria, “Quem espera sempre alcança?” Eu diria pra você: depende! Realmente o ditado fala sobre ter paciência para se alcançar as coisas na vida. Mas, e se trouxermos esse ditado para o universo dos negócios, no dias de hoje? Estamos vivendo o que os especialistas chamam de, indústria 4.0 (em outro post vou falar sobre isso) e eu diria que nessa situação esse ditado não tem o menor sentido.

Acompanhar é bom, mas antecipar-se é fundamental!

A paciência é boa, eu confesso, e nos ajuda a planejar melhor as coisas mas, no mundo dos negócios, um minuto que perdemos parado já é o suficiente para ficarmos para trás ou, sermos engolidos pela concorrência. E é exatamente por esse motivo que o “esperar” pode ser fatal para o seu negócio. Tudo está mudando rápido, o comportamento do consumidor de hoje não é o mesmo de ontem e não será o mesmo amanhã, a tecnologia que foi novidade ontem, hoje funciona de outra forma e amanhã certamente vai sofrer alterações, ou seja, as mudanças estão acontecendo em um ritmo muito frenético, e se não nos anteciparmos certamente cairemos no esquecimento dos consumidores.

O que a COVID-19 deixou como lição pra você?

Eu não sei pra vocês, mas pra mim ficou muito claro o quão atrasados ainda estamos com relação a tecnologia. Nunca ficou tão exposto o tamanho da vulnerabilidade das empresas, desde as pequenas até as grandes, no que diz respeito a estarem preparados para lidar com situações de crise.

Por isso eu respondo a pergunta que eu mesmo faço acima; A lição que ficou pra mim nesse período é que, “quem espera NUNCA alcança!” Não dá pra esperar quando o mercado começa a encolher, não da pra esperar quando a concorrência passa a ser maior, não da pra esperar quando o assunto é: SOBREVIVÊNCIA!

Minha sugestão pra você que ainda está esperando

Se você ainda está esperando infelizmente não tenho boas notícias, em breve você vai fechar suas portas também. Talvez você possa achar que estou sendo pessimista demais, mas não é, acredite! Eu estudo até hoje para ajudar empreendedores, principalmente do mercado de locação de equipamentos a não ter que tomar essa decisão. Então, ao contrário do que você possa pensar, eu acredito que você pode mudar esse quadro mas, pra que isso seja possível será necessário você aceitar a realidade que estamos vivendo, e mudar radicalmente a forma como pensa sobre negócio.

Saia da caixa, reinvente-se, quebre paradigmas, liberte-se dos “achismos,” antecipe-se aos problemas, procure ajuda profissional, somente assim é que você vai ter forças para competir no mercado atual. Pensa comigo, se os seus concorrentes conseguiram, você também consegue! Se outras empresas conseguiram, você também consegue! O momento de agir é agora!

Não espere! Pois quem espera NUNCA alcança!