Qual a melhor plataforma de marketing para o locador?

Qual a melhor plataforma de marketing para o locador?

A maioria dos meus clientes e amigos fazem, ‘qual a melhor plataforma para anunciar minha locadora de equipamentos?’

Um pouco da história do locador de equipamentos

Estima-se que a Locação de equipamentos no Brasil tenha começado na década de 70, ou seja, ela teria então seus 50 anos de atividades. Como a internet no Brasil tem apenas 32 anos de existência, isso significa que as empresas de locação começaram a contar com o auxílio dessas ferramentas quando tinha 18 anos. Só que nessa época além de poucas empresas locadoras, nem todas tinham acesso à internet e a publicidade nessa época ainda era tímida se comparado aos comerciais de TV, rádio e a publicidade impressa.

O Google e seu poder de buscas

O Google, maior sistema de busca do mundo responsável por 94,31% de todas as buscas na internet hoje, segundo o site Live Stats, tem aproximadamente 3,5 bilhões de pesquisas feitas por dia, o que totaliza cerca de 1,2 trilhão de pesquisas realizadas por ano em todo mundo. É realmente um número assustador!

Redes sociais e suas idades

Já as redes sociais são todas praticamente jovens, uma das primeiras e mais famosas entre os brasileiros foi o Orkut, com 10 anos, mas encerrou suas atividades em 2014. Depois temos o Instagram, que em Outubro deste anos completa 10 anos, Twitter tem 14 anos, Facebook 16 anos e o Linkedin, apesar de menos difundido entre as empresas locadoras de equipamentos para construção civil, é a mais velha entre as redes sociais mais conhecidas, com seus 17 anos de existência. E cada uma dessas plataformas tem suas particularidades, mas não vamos ir fundo nesse assunto hoje, quem sabe um outro post.

Vamos viajar no tempo?

Com posse desses números então, podemos dizer que dos 50 anos de existência do mercado de locação de equipamentos para construção civil no Brasil, os locadores estão ativos nas redes sociais pouco mais de 17 anos, o que comprova a escassez de profissionais de marketing interessados no setor. Com isso, os locadores acabam utilizando e testando qualquer ferramenta, sem ao menos saber se é ali que estão as personas (público alvo) interessadas em sua prestação de serviço. Vale lembrar que não estou falando de websites e sim de redes sociais. Vamos dar uma olhada em um infográfico de linha do tempo que montei pra que vocês possam ter uma ideia melhor.

linha do tempo da relação entre as locadoras e a internet

O que eu acho sobre isso tudo

Eu estou praticamente há mais de 10 anos envolvido com o marketing e desenvolvimento web para empresas locadoras de equipamentos de construção civil, e nesses 10 anos a pergunta que é feita com mais frequência pra mim é, “qual a plataforma que você acha que vai me dar mais retorno?” E eu sempre respondo, “depende do seu público alvo.” Ele é pessoa física, é construtora, são condomínios, porque pra cada público desse temos uma rede social e estratégias de marketing diferenciadas.

Particularmente eu apostaria primeiro em um website, afinal de contas é ali que você vai construir e solidificar sua marca. Depois disso eu NUNCA abandonaria o Google, basta olhar os dados que citei acima pra entender o porque. Instagram, eu jamais usaria ou indicaria para um cliente meu (mas isso é uma opinião minha, ok?) pois acredito que ele não tem potencial para o setor de locação de equipamentos de construção civil, para saber mais o porque penso assim, leia esse artigo. Ainda aposto no Facebook por ser uma ferramenta mais robusta, e por isso me dá mais possibilidades de alcançar todos os tipos de usuários. O Linkedin eu também indicaria, uma vez que além de ser a mais velha das redes sociais, é uma rede TOTALMENTE COMERCIAL, vem crescendo e muito no Brasil, principalmente entre empresas empregadoras e a maioria do seu público são pessoas jurídicas, como construtoras e incorporadoras.

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