Presença digital, agora mais do que nunca!

Presença digital, agora mais do que nunca!
Há 11 anos como profissional de marketing e 08 anos focado no mercado de locação de equipamentos para construção civil, uma frase eu sempre dizia aos meus clientes: “Você precisa ter uma identidade digital!”

É fato que ninguém, nem mesmo os mais otimistas, pensariam que em 2020, um ano esperado com tantas expectativas positivas fosse ser assim, como estamos vivendo atualmente. A pandemia do COVID-19 literalmente paralisou não apenas o nosso país, mas o mundo. Em particular no Brasil ficou ainda mais claro o quão despreparados estamos para lidar com situações adversas.

Tecnologia é algo do “novo normal?”

Para muitas empresas, principalmente do setor de locação de equipamentos uma coisa ficou muito nítida, e isso eu digo com propriedade, pois atualmente além de prestar serviços para sindicatos de empresas de locação, presto também serviços para locadores e dou assessoria de marketing para uma empresa dona de um sistema gerencial para locadoras de equipamentos de construção civil, a D&O Sistemas, uma de nossas patrocinadoras. As empresas não estavam preparadas para essa mudança brusca do universo tecnológico.

E se observarmos bem, a presença digital já era, antes mesmo da pandemia, um requisito obrigatório para as empresas que desejam expandir no mercado, seja ele digital ou físico. O problema é que a grande maioria delas além de não ter uma identidade digital, não tinha presença nas redes sociais, não tem um site institucional e o básico, que seria um sistema gerencial para otimizar os processos da empresa.

E como vai ser o mundo digital pós pandemia?

Existem ainda muitas perguntas não somente sobre como será depois, mas quando isso tudo vai passar. Vários especialistas de marketing digital apresentam diversas teses sobre o assunto, algumas se divergem das outras mas, é unânime entre todos uma coisa; as empresas que não investirem na presença digital e em sistemas gerencias, estão fadados a perder espaço no mercado e com isso fechar as portas.

Não precisa ser um especialista pra ver que em apenas 04 meses de pandemia houve um avanço tecnológico brutal. Só no Brasil o aumento de acessos à internet, segundo pesquisa da Akamai foi de 112% em relação ao mesmo período do ano passado. Nesse caso você ainda tem dúvidas sobre como será daqui pra frente?

Uma dica de ouro para sua locadora de equipamentos

Invista em tecnologia, automatize sua empresa, explore as redes sociais, desenvolva um website, estreite os laços entre você e seus clientes. Mas tome cuidado com uma coisa. Assim como em todas as situações de crises e tragédias existem pessoas para ajudar, existem também pessoas que gostam se aproveitar. Por isso, busque ajuda profissional qualificada! Isso vai evitar que seu investimento passe a ser despesa e vai evitar também aquelas dores de cabeça por conta de arrependimento.

Deixo uma dica da empresa Achei Soluções Comunicação e Marketing , além de profissionais qualificados e especializados no mercado rental, eles oferecem uma consultoria de marketing que pode ajudar a criar um planejamento estratégico de marketing exclusivo para o seu negócio, afinal de contas sabemos que cada empresa tem sua realidade.

Termino aqui deixando uma frase de Sun Tzu (filósofo e estrategista militar nascido em 600 a.c) autor do livro “A Arte da Guerra” que diz o seguinte;

“A água escolhe o seu percurso de acordo com o terreno que atravessa. O guerreiro busca a vitória de acordo com o inimigo que enfrenta.”