Por que minha locadora está perdendo clientes?

Por que minha locadora está perdendo clientes?

Desde que entrei no mercado de locação de equipamentos, em 2011/2012, umas das conversas que mais ouvia, quando tinha oportunidade de conversar com alguns locadores, era sobre os motivos pelos quais as locadoras perdiam clientes. Era praticamente unânime que as reclamações giravam em torno da prática dos preços baixos praticados pelos concorrentes. Muitos reclamavam disso!

Nove anos se passaram, muitas coisas mudaram no mercado, principalmente nesse período da pandemia mas, advinha qual ainda continua sendo a reclamação de grande parte dos locadores? Acertou quem disse: o preço baixo praticado pelos concorrentes. Não me espanta ouvir isso vindo dos locadores, aliás, não me espanta ouvir isso vindo de qualquer outro segmento ou empreendedor. Porém uma coisa me espanta, o fato de que grande parte das pessoas que reclamam dessa e de outras práticas da concorrência, dificilmente tem tempo de olhar para dentro de sua própria empresa, o que pode ser fatal.

Por que digo isso? porque basta procurar na internet e você vai encontrar diversas pesquisas que apontam que apenas 9% dos clientes que deixam de fazer negócio com uma empresa, se preocupam com o preço. Isso mesmo! Apenas 9% se preocupam com preço, enquanto 1% porque faleceram, 3% porque mudaram de endereço, 5% porque mudaram de hábitos, 14% por conta da baixa qualidade dos produtos ou serviços oferecidos e 68% por conta do MAU ATENDIMENTO!

– Então Douglas, você está dizendo que o problema da minha locadora é o mau atendimento? NUNCA diria isso! A não ser que fosse contratado, por você, para uma assessoria ou consultoria de marketing. O que eu quero alertar você, amigo(a) locador(a), é que o tempo que você perde tentando justificar a evasão de clientes da sua empresa, transferindo a culpa para a concorrência, poderia estar investindo no seu time de colaboradores ou, até mesmo contratando um profissional ou uma empresa qualificada para uma consultoria de como anda a saúde da sua locadora.

Para encerrar, queria dizer que não deva parar de se preocupar com a concorrência, o benchmarketing serve para isso, para que possamos estudar e aprender com a nossa concorrência, mas, JAMAIS pautar nossas ações estratégicas de marketing com base na realidade de nossos concorrentes. Até porque cada empresa tem suas particularidades e se isso não for levado em consideração, pode ser prejudicial em vários aspectos, um deles é a perda da identidade de sua empresa.

Então fique atento(a) sim à concorrência! Mas experimente focar um pouco mais para dentro da sua locadora e depois me diga o resultado!