O instagram e o mercado de locação de equipamentos

O instagram e o mercado de locação de equipamentos

Criado por Kevin Systrom e Mike Krieger e lançado em outubro de 2010, este ano a ferramenta completa 10 anos, um ano a menos do tempo que estou no mercado digital.

Apesar do Brasil estar entre os 3 países que mais usam a ferramenta e ter hoje mais de 70 milhões de usuários, queria compartilhar algumas particularidades com você. Apesar de dos dados terem sido colhidos entre 2018 e 2019, pouca coisa mudou. Então vamos ver alguns detalhes interessantes?

1 – Popularidade

Apesar de popuplar, ele ainda está longe de alcançar o Facebook e Youtube(este que teve um crescimento ainda maior nessa pandemia). Na tabela abaixo podemos ver os dados colhidos em 2019 pelo site Stalista.

redes sociais mais famosas da internet

2- Faixa etária de usuários

Segundo a mesma pesquisa da Stalista, a maior faixa etária de usuários do instagram está entre 25 à 34 anos, onde 51% são mulheres e 49% homens(isso levando em conta usuários de 13 à 65 anos). Em segundo lugar vem a faixa de 18 à 24 anos. Ou seja, podemos concluir então que efetivamente a ferramenta não alcança os adultos da “melhor idade.” Veja os gráficos abaixo.

publico que mais acessa o instagram

3- Empresas(marcas) X Celebridades

O instagram é uma rede construída de pessoas para pessoas e exatamente por esse motivo se as Marcas não forem criativas o suficiente e relevantes, acabam perdendo espaço, tempo de trabalho e acima de tudo dinheiro investido em publicidade. Abaixo temos um quadro com um ranking da as contas mais seguidas do mundo.

Sabe o que é muito interessante neste gráfico? Se você notar, não estão presentes as empresas que gastam milhões de dólares em publicidade, como a Coca-Cola e RedBull, por exemplo, que inclusive são marcas que deveriam alcançar exatamente essa faixa etária mais ativa do instagram. Não acham?

3 – O poder dos influenciadores

Como a ferramenta é praticamente de pessoas para pessoas, os influenciadores ganharam muita força e são eles que ditam os setores que devem ter mais força no instagram. No gráfico abaixo vamos ter uma ideia melhor dos tipos de mercado com mais força na plataforma por conta desses influenciadores.

setores mais procurados no instagram

Minha Conclusão

Antes de concluir queria deixar claro que não estou dizendo que a ferramenta não funcione para o mercado de locação, mas os dados não mentem e estão aí para quem quiser tirar suas conclusões.

Também não estou dizendo que você não deva usar a ferramenta, pelo contrário, se ela funciona pra você, invista! Mas, particularmente eu ‘ainda’ acho a ferramenta inapropriada para o mercado Rental no Brasil. Afinal, como sempre digo para alguns amigos e clientes, como o publico do instagram na sua maioria é jovem, pergunto: qual destes jovens entraria no instagram para fazer uma pesquisa sobre locação de equipamentos para construção civil? Acredito que nenhum! Ainda que ele veja entre os anúncios, publicidades desse setor, qual o interesse ele teria?

Por esses e outros motivos ainda acho que as empresas, com pouca ou sem nenhuma orientação, gastam muita energia em plataformas que não vão dar tanto retorno assim para a marca. Infelizmente a culpa disso é a ‘modinha,’ mania que muitos empreendedores tem de fazer o que os outros estão fazendo. Por isso minha dica pra você, locador de equipamentos é: Antes de investir em qualquer plataforma de mídia social ou de publicidade paga(como google ads, facebook ads, instagram ads e Linkedin ads), procure um profissional para te orientar.

Fontes de pesquisa:
Jeanbaú
Stalista