Marketing bom é o que você quer ou o que você precisa?

Marketing bom é o que você quer ou o que você precisa?

Por mais tempo de mercado que você tenha, por mais experiência com cliente que você tenha uma coisa precisa ficar claro, “estamos no século XXI.” Mas e o que isso tem a ver com toda bagagem que acumulei em todos esses anos como empresário? Bastante coisa, principalmente a forma de se consumir um produto ou serviço.

Mas a minha trajetória no mercado conta?

Então Douglas, você quer dizer que toda bagagem que tenho não serviu de nada? Não é bem assim! Todo conhecimento é válido e conta muito não apenas para nosso aprendizado pessoal, mas para que haja uma evolução da nossa mente. Infelizmente ainda é muito comum ver empresários e empreendedores presos ao passado, como se estivessem na década de 70, 80. Como já disse em outras postagens, o comportamento do consumidor muda a cada instante, não a cada década, e precisamos estar conscientes e preparados para isso.

Veja a pandemia como exemplo

A pandemia trouxe muita coisa ruim para todos nós, isso é um fato! Mas os empreendedores ela trouxe uma grande lição que jamais será esquecida, ‘a tecnologia tem poder sim e se não fosse ela, hoje teríamos mais empresas falidas.’ Só que infelizmente muitos empresários não estavam preparados para essa mudança brusca e com isso, acabaram presenciando seu negócio literalmente se dissolver.

Mas tem que ser como eu quero!

Eu sempre vou entender e respeitar esse tipo de pensamento dos empresários e empreendedores, sejam eles mais velhos do que eu ou não. Entendo perfeitamente o que é se apaixonar pelo seu produto ou serviço a ponto de achar que tudo tem que ser exatamente como deseja, afinal de contas você é o dono. Isso está certo? Digo que em partes sim, afinal de contas o negócio é seu e você é quem decide como deve funcionar mas, eu deixo uma reflexão pra você; Quando criou seu produto ou serviço, o fez para atender seu ego ou à seus clientes?

E se for como preciso?

Nesses pouco mais de 10 anos envolvido com marketing e desenvolvimento web já ouvi bastante coisa, inclusive coisas do tipo, “tem que ser assim porque estou pagando!” Os clientes que disseram isso tinham razão, eles realmente estavam pagando e confesso que por diversas vezes cometi o erro de dar continuidade, o que na verdade só trouxe benefícios pra mim. Afinal de contas as estratégias sugeridas por eles estavam erradas, eles perderam dinheiro mas eu ganhei. Hoje não me orgulho de dizer isso, sinto até vergonha pra ser sincero, pois essa atitude não é nada profissional, pelo menos na minha opinião.

Como profissional de marketing, tenho o compromisso de conduzir meus clientes ao caminho mais curto que os levem ao seu público alvo. Tenho o compromisso de oferecer uma prestação de serviço de qualidade, transparente e que seja embasada, acima de tudo, em métricas atualizadas, tudo isso para garantir um bom planejamento estratégico.

Em resumo

Se você confiar no profissional que você contrata, se oferecer à ele informações sobre onde você quer chegar e como quer ser conhecido no mercado diante dos seus concorrentes, tenho plena convicção de o sucesso é garantido!