Locador estrela, stand up ou raiz?

Locador estrela, stand up ou raiz?

Você sabe o qual é a diferença entre um locador estrela, um locador stand up e um locador raiz? Leia até o final e vou te mostrar como identificar cada um deles.

Apesar de muitas reclamações sobre o mercado de hoje, novas locadoras surgem a cada dia. Grandes franquias continuam se expandindo e as indústrias, apesar de não estar vendendo como em outros tempos, ainda sim não param de produzir e, inclusive já começam a contratar novos funcionários ou, chamar de volta aqueles que tiveram que demitir durante o período mais crítico da pandemia de covid-19.

Estou envolvido com marketing para locadores de construção civil pouco mais de 10 anos, o que ainda é pouco mas, que já me dá condições de avaliar muita coisa. Assim que comecei meus trabalhos nesse mercado, pude presenciar de tudo um pouco; Vi locadores sorrindo, fechando grandes negócios, indústrias vendendo muito, o mercado estava aquecido, o cenário era bem diferente do que é hoje. E foi exatamente nesse período que comecei a perceber três tipos de locadores; o estrela, o stand up e o raiz. Abaixo vou falar um pouco sobre cada um deles.

O Locador estrela

Como disse anteriormente, ainda pude pegar o mercado de locação aquecido. E uma das coisas que mais me chamou atenção foi a forma como alguns locadores gostam do “status.” Não que haja algo de errado nisso mas, para que se obtenha status em qualquer mercado, um dos primeiros passos é investir na saúde de seu negócio; o que nem todos se preocuparam naquela época. Prova disso é que, vindo a pandemia, grande parte dos empreendedores que haviam vendido muito, acabaram quebrando ou tendo que parar temporariamente os serviços. E fica aqui minha pergunta: O que foi feito com todo dinheiro ganho na época em que o mercado estava aquecido? Não precisa me responder isso, apenas faça uma reflexão com você mesmo.

Alguns dos locadores estrelas conseguiram sobreviver, e fico feliz por isso; de verdade. Entretanto para alguns, parece que a lição da pandemia não foi o suficiente; tanto que continuam a trilhar o mesmo caminho. Pode até parecer julgamento mas, como vejo isso? Assim como antes, ele ainda continua preocupado em ser “estrela.” E volto a dizer, não existe nada errado nisso. Só que tem alguns que se contentam em ser apenas estrelas cadentes; aquelas que brilham por um momento e logo somem no espaço.

Como identificar o locador estrela?

1- O locador estrela não é muito difícil de identificar. Uma das características principais do locador estrela é se preocupar mais com a quantidade de seguidores, likes e comentários que ele tem em suas mídias sociais, do que com o faturamento de sua locadora;

2- Outro ponto é o fato de ele estar mais preocupado em ostentar o que não tem, nas mídias sociais, do que com as condições de trabalho e com a saúde emocional dos seus colaboradores e dele mesmo;

3- Por último, o locador estrela tem valores invertidos! Ele prefere gastar mais em coisas que satisfazem seu ego, do que investir em serviços que podem potencializar seu negócio. Prova disso é que no primeiro aperto financeiro da locadora, o primeiro setor a ser penalizado é o marketing; Justamente o setor responsável por traçar estratégias que vão melhorar o posicionamento da empresa no mercado.

O Locador stand up

Creio que a grande maioria sabe o que significa o termo “stand up.” Esse termo é muito utilizado por artistas comediantes. O “stand up comedy” nada mais é do que um show de entretenimento para que as pessoas se divirtam. Mas Douglas, existe algo errado em fazer as pessoas sorrirem? Claro que não! Só que, ou você se dedica ao mercado de locação ou se dedica ao mercado do entretenimento. Simples assim.

Hoje nas mídias sociais é muito comum ver locadores que perdem mais tempo criando “coisinhas engraçadinhas” atrás de likes e “hahahahahah,” do que preocupados em oferecer serviços de locação. São inúmeras páginas e perfis recheados de dancinhas, memes e pouquíssimo conteúdo sobre o real serviço, que é a locação. Mas Douglas, eu não posso usar o humor para fazer isso? Claro que pode! Qualquer estratégia é válida, ainda mais as bem humoradas mas, desde que essa estratégia aumente suas receitas e não apenas o seu número de likes, seguidores e comentários; não é isso que vai pagar suas contas.

O máximo que um locador stand up consegue em suas mídias sociais é entreter o público, e só! E aí te faço uma pergunta que talvez possa doer; por que você então não muda de ramo? Talvez a locação não seja sua praia, e sim o entretenimento. Quero que saiba que apesar de parecer duro o que estou falando, na verdade estou tentando te ajudar a refletir sobre as famosas “modinhas” que não servem para todo nicho de mercado. E essas modinhas, ao contrário do que você acha, podem consumir seu tempo e sua energia. Energia essa que poderia estar sendo empregada em estratégias que tragam resultados para sua locadora, e não apenas likes.

O Locador raiz

O próprio nome já diz, raiz! Uma das definições de raiz é: “base ou parte inferior de algo.” Todo locador sabe que para uma boa construção, precisa haver uma BASE SÓLIDA. Se essa base não existir, é bem provável que com o tempo ela comece a ruir. E é exatamente assim que acontece com os locadores que não são raiz. Sem base e com valores distorcidos, no primeiro abalo, toda estrutura treme.

O interessante é que o locador que não é raiz, faz questão de falar sobre a importância de equipamentos de qualidade, gostam de mostrar um status qualidade mas, na hora de investir na saúde de sua empresa, PRECISA ser o mais barato, o mais simples e não precisa de tanta coisa assim. Já o LOCADOR RAIZ não, ele reconhece a importância da sua marca. Reconhece a importância de cada colaborador. Reconhece que o mercado muda e que ele precisa acompanhar essas mudanças.

O que difere o Locador raiz dos outros é que, ele também quer ser estrela mas, sabe que pra isso precisa passar outras etapas. E que o brilho, é apenas uma consequência de um trabalho feito. O locador raiz gosta de entreter e precisa de alegria. Mas no caso dele, a preocupação não é surfar na onda das “modinhas” da internet para entreter clientes; a própria alegria de um empreendedor raiz contagia todos a sua volta, sem precisar forçar a barra.

Em resumo…

Aprenda a ser você mesmo, sem copiar os outros, sem tentar derrubar os outros, sem fazer aquilo que não tem a ver com seu nicho de mercado. Minha intenção aqui não é desmerecer nenhum locador, pelo contrário, é mostrar que você pode ser estrela, stand up mas que acima de tudo você seja raiz!

Não se deixe levar por modinhas, não perca a identidade do seu negócio, invista na saúde do seu negócio, valorize os profissionais responsáveis que estudam o mercado e o comportamento do consumidor; eles podem agregar muito valor à experiência que você tem de mercado.

Espero que esse texto possa ter trazido uma reflexão pra você e para o seu negócio. E que cada dica que oferecemos aqui, possa contribuir para melhorar o posicionamento de sua locadora no mercado 😉

Att.
Douglas S Laudiauzer (Fundador e CEO do Achei Locações)