Locador de sucesso com 3ps de Marcus Lemonis

Locador de sucesso com 3ps de Marcus Lemonis

Como fã do reality show The Profit (O Sócio, no Brasil) transmitido em vários países pelo canal History, e no Brasil pela Band, eu sou meio suspeito falar alguma coisa, mas vamos lá.

O programa é apresentado por Marcus Anthoni Lemonis. Marcus Lemonis, como ficou conhecido em seu programa, O Sócio. Além de apresentador de tv, é empresário, filantropo e investidor. Em seu programa a proposta é tentar salvar pequenas empresas ou de médio porte, geralmente com grande potencial de negócios mas que se encontram com algum problema.

É óbvio que não é em todos os casos que isso ocorre, não por culpa de Marcus mas, por conta da resistência de alguns empresários que se agarram em seus achismos, o que deixa claro que, independente da grana que você tenha para investir no negócio, se não houver profissionalismo e humildade, nada dá certo.

Os 3ps de Marcus Lemonis

Quem assisti ou assistiu o programa sabe que ele usa como base 3ps para salvar os negócios que estão com problema, são eles; Pessoas, Processo e Produtos. A ordem foi proposital da minha parte.

Pessoas

O primeiro P, de pessoas, Lemonis faz questão de mostrar em praticamente todos os episódios de seu programa, que é o elemento mais importante para o sucesso ou o fracasso de um negócio. Ele mostra a empresa precisa não só ter profissionais competentes, mas também garantir que eles estejam no lugar correto e que acima de tudo sejam respeitados.

Marcus cita que em muitas empresas, alguns gestores, muitas vezes acomodados como donos do negócio, acabam sendo os maiores responsáveis pela falência da empresa. E infelizmente em alguns casos isolados, acabam tentando culpar funcionários por isso.

Processo

Quanto aos processos de uma empresa, Marcus Lemonis considera a importância deles serem claros, consistentes e eficientes. Afinal de contas é isso que vai fazer a diferença em seu negócio.

Ou seja, não adianta comprar pilhas de livros, pagar por mentoria, participar de cursos e eventos e no final, seus processos aplicados forem confusos e da adaptados ao “seu jeito” de pensar. Em muitas empresas em que o bilionário entrou como sócio, processos fracos ou quase ausentes eram a causa do fracasso.

Produto

O último P de Marcus Lemonis se refere ao produto. Se sua empresa não tiver um bom produto, então será um fracasso. E como estamos falando nesse post sobre locadoras de equipamentos, não podemos falar apenas do equipamento, que é o produto, e sim do serviço agregado.

Uma das questões fundamentais é se essa solução atende uma necessidade dos clientes. E é por isso que me refiro aqui como um serviço, afinal de contas a necessidade do cliente começa quando ele liga para sua empresa.

Resumindo

Uma locadora equipamentos sem PESSOAS, não funciona sozinha. É fundamental que elas sejam qualificadas, estejam nos locais corretos e que sejam tratadas com respeito. Lembre-se que para que eles sejam assim vai ser necessário que você seja o espelho. E aqui deixo minha primeira pergunta à você: Já parou pra pensar que na maioria das vezes o desânimo, a má vontade e baixa produção pode ser resultado daquilo que eles enxergam em você?

A segunda lição que aprendemos aqui é sobre os PROCESSOS. Lembre-se sempre: O processo precisa ser claro, consistente e acima de tudo eficiente! Como diz uma canção de um desenho animado que minha neta adora; “necessário, somente o necessário, o extraordinário e demais.”

A última, porém não pouco importante, é a lição sobre PRODUTOS. Se eu perguntasse aqui o que o locador faz, creio que a grande maioria responderia; aluga equipamentos. Essa não seria a resposta certa. Um locador aluga SOLUÇÕES para seus clientes. Por isso eu disse que a necessidade do cliente começa na ligação que e faz pra você. Lembre-se que nem todos os clientes que ligam sabem o que precisam. Eles geralmente sabem o que querem mas, não o que precisam, isso por conta do pouco conhecimento que ele possa ter; nunca se sabe.

Depois disso, de conhecer a necessidade do cliente, vem a apresentação da melhor solução. Com isso certamente você já ganhou não apenas um cliente mas, um advogado da marca, como costumamos chamar aqueles clientes que defendem você por conta de todo processo de locação.