Justificar meus gastos para o cliente, agrega valor ao meu produto ou serviço?

Justificar meus gastos para o cliente, agrega valor ao meu produto ou serviço?

Quando foi a última vez que você viu a Apple, uma das empresas que tem a fama de ter os produtos eletrônicos mais caros do mundo, em alguma de suas propagandas, falar sobre os custos que ela tem com cada componente utilizado na fabricação de seus produtos, no treinamento dos seus funcionários, com a publicidade que é feita no MUNDO, entre outras coisas, como forma de justificar os preços que cobram pelos seus produtos? Eu particularmente NUNCA vi isso, e acredito também que você NUNCA vai ver.

Sabe por que? Porque ela não precisa justificar o quanto investiu, para que as pessoas consumam seus produtos. Steve Jobs fez muito bem feito o dever de casa, tanto que hoje, mesmo sem ter R$20 para colocar de créditos telefônicos por mês, algumas pessoas ainda pagam sorrindo cerca de R$4mil a R$6mil reais por um smartphone. Sabe por que? Por conta do “VALOR” que Jobs criou não apenas nos seus produtos, mas em sua marca, em seu atendimento (que atualmente serve de modelo para empresas como a Disney) e do seu pós venda, que é um dos melhores do MUNDO!

Aí eu te faço a seguinte pergunta: Você acha mesmo que justificar os valores que são gastos por sua locadora, aos seu clientes, vai fazer com que eles tenham mais consciência do PREÇO que você vai cobrar? Lamento te dizer, mas NÃO! Eles não vão dar a mínima pra isso. E sabe por que isso acontece? porque ao contrário do que muitos acreditam e ainda insistem em dizer, apenas 9% dos clientes se preocupam com preços (veja no post – Por que minha locadora está perdendo cliente?)

Eu não estou dizendo que os locadores não devam fazer as contas dos seus custos. Pelo contrário, sou muito a favor de que cada locador tenha condições de saber, de maneira mais assertiva, quais são os custos que ele tem, e com isso, possa oferecer um preço que não o leve a fechar as portas ou até mesmo prejudicar o segmento. Mas não vejo necessidade de expor isso ao cliente.

Minha dica pra você é: Se realmente se preocupa com seus clientes, INOVE, REINVENTE, SAIA DA CAIXA, CRIE NOVOS VALORES e acima de tudo, OUÇA O FEEDBACK DELES, pois é somente assim que você vai fazer com que seus clientes paguem o preço que for, afinal de contas o seu produto ou serviço passa a ter muito mais VALOR, e o preço vai ser apenas um detalhe.