Fórmula mágica para aumentar locação, isso existe?

Fórmula mágica para aumentar locação, isso existe?

O que mais encontramos atualmente no mercado, são promessas de fórmulas milagrosas que prometem resultados instantâneos para os locadores de equipamentos, principalmente os que estão com dificuldades.

Na verdade o que estamos presenciando nos dias de hoje é um inchaço de informações, fórmulas e pessoas se dizendo “salvadores da pátria,” quando o assunto é locação de equipamentos. O mais interessante nisso tudo é que algumas dessas pessoas viveram o “boom da construção civil” em meados de 2010, e curiosamente, hoje passam pelas mesmas dificuldades que locadores, recém chegados ao mercado, tem encontrado. Estrando né?

Na minha concepção, uma empresa que experimentou o boom da construção civil em meados de 2010, no mínimo, após 12 anos de existência, era pra pelo menos estar ocupando uma posição um pouco mais confortável do que demonstram nos grupos e nas mídias sociais. Mas o que pode ter acontecido pra que hoje essa mesma empresa, que ocupou lugares altos no mercado de locação, esteja com tanta dificuldade? Eu com toda certeza chutaria a falta de planejamento e administração.

Planejamento é e sempre foi a base de qualquer segmento

Há quem ainda insista em usar como parâmetro o tempo que tem de mercado, para se achar o dono da razão e do conhecimento. E não precisa se aprofundar muito pra perceber que existem pessoas com muito tempo de mercado e pouca experiência, assim como existem pessoas com pouco tempo de mercado, porém com um potencial incrível.

O problema é que criou-se o hábito de quem está começando agora, se achar pequeno, e quem está no mercado há mais tempo, se achar grande demais. E creio que desde o início da pandemia ficou muito claro pra todos nós que não existe pequeno, médio ou grande locador no cenário atual. Existem apenas bons locadores e péssimos locadores!

Mas e uma fórmula para o sucesso, de fato ela existe?

Sim, existe! E acredite, você não precisa pagar por ela comprando livros, participando de mega eventos, etc. Isso na verdade ajuda, porém muito mais quem vive disso. Talvez você esteja pensando que sou contra você comprar livros ou ir em congressos, palestras e etc. Não! Pelo contrário, acho válido você fazer isso mas, fazer isso sem uma continuidade depois, é jogar dinheiro fora. E acredite, existem muito locadores que fazem exatamente isso!

Digo isso com propriedade porque cada locador tem sua realidade, isso é indiscutível. Seja ela financeira, seja ela de cultura, seja ela de públicos alvo diferentes. Essas coisas me fazem até lembrar de um programa de TV onde uma mulher era chamada para por ordem nos filhos rebeldes. Ela poderia até ajudar mas, criar um método onde funcionaria em todas as crianças, era realmente uma utopia! Isso porque cada criança é diferente da outra levando em conta uma série de fatores, principalmente a criação dos pais. Afinal de contas cada família tem seus princípios e valores.

Mas então onde está essa fórmula?

Mais perto do que você imagina. Está dentro de você! Isso mesmo, dentro de você. Pra que você tenha sucesso com sua locadora não precisa ir longe, o “primeiro passo é reconhecer” que precisa de ajuda profissional para reciclar suas ideias que, infelizmente ainda estão no passado.

O “segundo passo é investir” o máximo de tempo que você puder em planejamento de marketing. Essa tarefa pode parecer impossível mas, se você for sincero consigo mesmo vai ver que boa parte do seu tempo é investido em coisas que não trazem retorno para o seu negócio. Pelo contrário, tomam seu dinheiro, seu tempo e sua paz.

O “terceiro passo é ousar” ser diferente dos demais. É parar de ficar tentando ser os outros e resgatar sua própria identidade no mercado de locação. Você NUNCA SERÁ como o outro, isso é fato. Você é ÚNICO! Mas pra isso você precisa abrir mão do orgulho e passar a ouvir mais, tanto os profissionais que você contrata, como seus colaboradores e o mais importante, os seus clientes.

Desafio pra você

Eu te desafio a seguir esses três passos. Apenas três passos, sem nenhum custo financeiro. O único investimento que você vai fazer é de dar os passos, só isso! Use toda força que você usa para não fracassar, nesses passos. Canalize suas forças e atenção para os passos e depois me conte o resultado. Ao contrário do que você possa achar, não tem nada de SOBRENATURAL para se obter o sucesso. O processo é simples, está dentro de você e só depende dos seus passos. Pense nisso!