Faça o que digo mas, não faça o que eu faço!

Faça o que digo mas, não faça o que eu faço!

Existem inúmeras pessoas que se dizem donas dessa frase. Basta uma pesquisa rápida na internet e logo vamos perceber isso mas, o nosso foco nessa postagem não é sobre o pai da frase, mas sobre o efeito dela.

Como estou no mercado de marketing de construção há mais de 10 anos, posso dizer que já vi de tudo nas mídias sociais. Vejo muita criatividade, muita tentativa de ser engraçado (eu já tentei isso, acreditem. rsss) Vi coisas que só vendo pra acreditar e vi que o marketing de construção civil, principalmente o de locação de equipamentos evoluiu bastante mas, ainda precisa se profissionalizar bastante se quiser evoluir mais.

Profissionalizar o marketing é a chave para diferenciar-se dos outros locadores?

Como profissional de marketing e com as qualificações e tempo de mercado que tenho, digo não! Obrigatoriamente não é a chave para diferenciar-se dos outros, lamento te desapontar com a resposta. Porém digo com propriedade que todo e qualquer trabalho onde se tenha um profissional qualificado e uma empresa alinhada e compromissada com esse profissional, algo de extraordinário acontece sim!

Quando falo de profissionalismo não refiro a títulos ou canudos, mas com compromisso, seriedade, transparência e acima de tudo, RESOLVER A DOR DO CLIENTE! Isso sim é profissionalismo. Não é sobre “dar ao cliente o ele quer” mas, “dar exatamente o que ele precisa” pra sair da inércia.

Vamos falar sobre o tema agora?

Fiz essa introdução porque achei necessário a gente entender o que de fato é profissionalismo dentro do marketing, antes de tocar no tema. Você já viu postagens de locadores falando sobre a necessidade da utilização dos equipamentos de proteção individual – EPI? Creio que você deve ter dito que sim; eu já vi e fiz vários para alguns de meus clientes ao longo desses anos de estrada.

Agora deixa eu te fazer outra pergunta; Você já viu essa mesma locadora postar vídeos de funcionários, sem NENHUM EPI, fazendo apresentação do equipamento? Acredito que você também deve ter dito sim, isso eu confesso que NUNCA FIZ! Primeiro porque não existe profissionalismo nisso, segundo porque de certa forma estou mostrando, de forma errada, para quem quiser, como se utiliza determinado equipamento.

Mas isso faz alguma diferença na hora de alugar um equipamento?

Claro! A primeira diferença é o fato da contradição naquilo que você fala daquilo que você faz. Segundo, mostra o tamanho da irresponsabilidade que a locadora está cometendo ao colocar um funcionário, sem EPI, para fazer uma demonstração. Há quem ache “bonitinho” os vídeos. Há inclusive quem ache engraçado mas, a mensagem que fica é de irresponsabilidade, e isso pode custar caro na hora de você alugar um equipamento.

Você já viu alguma concessionária de moto, em seus comerciais, colocar alguém de chinelo e sem capacete para apresentar a moto? Primeiro que eles estariam infringindo duas leis, que utilizar sandália aberta e a outra sem o item de segurança, que é o capacete, item obrigatório!

Em resumo…

Minha proposta é apenas alertar você, locador que produz e divulga vídeos dessa forma, que ao invés de ajudar as pessoas, pode na realidade estar induzindo-as ao erro. Além disso, isso faz com que o valor de sua marca seja menor do que a do seu concorrente, pense nisso!