A importância do treinamento digital para o locador

A importância do treinamento digital para o locador

Você extrai todo o potencial do seu sistema?

Todos nós já passamos por isto. Eu aposto que você também: compramos um carro novo, naturalmente munidos de informações antes de decidir a compra. Já sabemos tudo sobre o carro (pelo menos assim pensamos): cilindrada, espaço interno, se tem controle de estabilidade, multimídia, conectividade com celular e outros. Chega o tão esperado dia de recebê-lo. Que alegria! E com ele veio um manual com 250 páginas. “Já sei dirigir, vou ver o manual depois”, é o primeiro pensamento que nos vem à mente. Um amigo, então, comenta da facilidade que é o carro ter o acendimento automático dos faróis, não precisando se preocupar com multa por andar com a luz diurna ou os faróis apagados. Você fica indignado por ter recebido uma multa, a uma semana, por este motivo. Pois esqueceu de ascender os faróis ao entrar em uma rodovia e não usava esta função: acendimento automático.

Você conhece os prejuízos por falta de conhecimento?

Prejuízos decorrentes da falta de informação também fazem parte do dia a dia das empresas de locação. Quem já não perdeu um equipamento, ou deixou de faturar com equipamento em manutenção, devido ao mau uso dele por parte do usuário?
Com seu Sistema (Software) não é diferente. Mesmo recebendo o Manual ou Vídeos necessários para orientá-los na operação e geração de boas informações, indispensáveis a gestão eficiente de sua empresa e tomada de decisões, muitas Locadoras optam por economizar no treinamento. Com isso, os funcionários operam o sistema de forma rudimentar, perdendo tempo, informação e dinheiro.
Vejamos exemplos:
Ao enviar uma nota de remessa ou venda para o portal da nota eletrônica, o funcionário recebe a mensagem: NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) inválido. Corrija-o e reenvie a Nota. Trata-se de uma informação fiscal, más operador não entende o que significa. Ele se apavora porque o caminhão está carregado e aguardando os documentos, entre eles a Nota Fiscal, imprescindível para a entrega imediata dos equipamentos. Assim ele dispara a ligar para o suporte de seu Sistema (Software), para a contabilidade de sua empresa ou procura na nota de compra a informação correta. Ufa! Problema resolvido, nota emitida, restando um grande desgaste para todos, que poderia ter sido evitado com a informação correta: o treinamento!
Informações fiscais erradas podem gerar prejuízos enormes, por exemplo, a venda de um produto cujo ICMS já foi cobrado por substituição. Se seu sistema não tiver alimentado de forma correta no Cadastros de Produtos, para que os cálculos do ICMS e CFOP utilizado estejam corretos, podem causar um prejuízo de até 18%, para empresa com tributação normal ou até 3,95% para empresas do SIMPLES Nacional, sobre o valor do faturamento. Em termos práticos: seu lucro ou grande parte dele foi embora.
No registro de compras, a falta de treinamento pode gerar desinformação e prejuízos, como: peças para manutenção ora são lançadas devidamente como “Peças Para Manutenção”, ora como “Material de Escritório”, por não vincularem corretamente a operação de Despesa/Custo à peça no Cadastro de Peças, podendo gerar uma decisão errada na tomada de decisão de corte de despesas.

Em resumo

Com tudo isso, podemos ver como é essencial realizar o treinamento adequado de funcionários na operação dos sistemas de gestão de sua empresa. Treinamento não é custo, mas sim, investimento, pois, além de evitar a perda de tempo e o estresse desnecessário, evita prejuízos e resulta num atendimento mais eficiente ao cliente, informações adequadas – e na satisfação do gestor.”

Texto por: Bernardino Moreira Filho – Sócio Proprietário da D&O Sistemas (Para conhecer mais sobre o melhor Sistema Gerencial para sua locadora, o Verleih, acesse agora o link da empresa.