4 P’s para uma locadora de sucesso

4 P’s para uma locadora de sucesso
Quem nunca ouviu falar sobre os 4P’s do marketing que atire a primeira pedra. O marketing mix é basicamente o  “Bê-á-bá” para todo empreendedor que busca um lugar ao sol. Mas hoje vamos falar de outros “P’s.” Vem comigo…

Se tem algo que não falta hoje na internet, são as famosas fórmulas mágicas de sucesso para empreendedores. Em época de vacas magras qualquer discurso que tenha como objetivo levar um negócio à estabilidade financeira, é rapidamente consumido. Mas como dizia minha avó; “nem tudo que reluz, é ouro!

Devemos tomar muito cuidado com essas ofertas de se chegar a lugares altos sem muito esforço ou trabalho. Reconheço que tem muito material bom na internet mas, temos que ter o cuidado de aprender a filtrar bem tudo, afinal de contas nem tudo que serviu para alguém, pode servir para o meu negócio. Por conta disso queria deixar aqui algo interessante, e que pode ajudar a nortear algumas decisões de sua locadora.

Não quero que pensem que estou dando mais uma “fórmula mágica,” mas acredito que os 4 P’s para uma locadora de sucesso pode ser muito útil na hora de você criar o planejamento de marketing da sua empresa. Vamos saber um pouco mais?

O primeiro P é de PAIXÃO;

O princípio básico para qualquer negócio é o famoso “brilho nos olhos.” Se você não tiver esse brilho nos olhos quando fala sobre seu negócio, consequentemente não vai ter um colaborador, e sim um funcionário; Que por consequência não terá um cliente fiel, mas um consumidor descompromissado. E assim vai.

Então lembre-se; a regra básica de um negócio é o brilho nos olhos. É essa paixão que vai fazer com que seu negócio seja diferenciado e consequentemente tenha mais valor, tanto para você quanto para seus clientes.

O segundo P é de PRINCÍPIOS;

Um negócio sem princípios é um negócio instável. Ao contrário do que você talvez acredite, a percepção de valor para um cliente está mais associada a experiência dele com a empresa do que com o preço que ela pelo produto ou serviço desta empresa. Isso mesmo! A transparência nos negócios, a flexibilização, o atendimento, a recepção, o pós venda, a disponibilidade em resolver o problema do cliente, tudo isso são princípios que JAMAIS devem ser perdidos ou deixados de lado.

Você já teve que lidar com uma pessoa que não cumpre horário, que não honra sua palavra, que gosta de tirar vantagem em cima de você e que te promete coisas e não cumpre? Pois é, eu sei que é horrível. Imagino que não é assim que você quer ser percebido pelos seus clientes, certo? Então cuide dos princípios de sua empresa agora!

O terceiro P é o de PACIÊNCIA;

Paciência é algo que anda escasso nos dias de hoje. Em tempos onde, “tudo é pra ontem,” a intolerância infelizmente tem tomado conta e as pessoas andam sem paciência (até eu, confesso). Não queremos esperar em filas, não queremos esperar no telefone, não queremos esperar as pessoas que digitam devagar, não queremos esperar nada! Essa é a realidade.

Mas o que também é realidade é que tudo tem seu tempo certo de acontecer, e quando antecipamos isso, não dá certo. É como comer uma fruta sem que ela esteja madura. Trazendo isso para realidade da sua locadora, você precisa entender que é preciso ter paciência para atender clientes apressados, ter paciência para lidar com fornecedores, ter paciência para lidar com seus colaboradores e ter paciência para entender a empresa não cresce de uma hora pra outra, que existe um processo pra isso e que se não for respeitado, certamente você terá uma empresa deficiente em algum aspecto.

E o quarto e último P é o da PERSISTÊNCIA.

Descansar as vezes, DESISTIR nunca! Muitas pessoas, como dito no P de PACIÊNCIA acima, andam sem paciência e consequentemente com isso, acabam desistindo fácil das coisas. No mundo dos negócios é preciso PERSISTIR sempre! Nem sempre as coisas acontecem da forma como queremos mas, isso pouco importa; afinal de contas o que importa é que as coisas saiam como a empresa precisa.

Por incrível que pareça um dos maiores motivos que desestimulam os empreendedores é quando as coisas não estão como “eles” querem. Quando não saem como “eles” planejaram ou, quando aparentemente estão fora do controle deles. Só que a maioria deles não sabe que nem sempre temos o controle de tudo, e isso não pode ser o motivo de jogarmos a toalha.

Temos que pensar e agir como um empreendedor do mercado 5.0, lembra? Zero conforto e disponibilidade imediata para mudanças, é assim que devemos ser se queremos o sucesso!