
Achei Locações é Páginas Amarelas?
Essa pergunta foi feita por um jovem que, segundo a forma como se referiu ao Achei Locações, tinha apenas como objetivo menosprezar nosso projeto (uma pena que ele não conheça as páginas amarelas). Nesse caso eu queria aproveitar o post não apenas para responder a pergunta do jovem, mas para compartilhar com ele e a quem interessar, o que é essa tal de, páginas amarelas. Segundo relatos históricos colhidos na internet, a primeira página amarela ou, Yellow Pages como foi nomeada por seu fundador, o norte americano Reuben H. Donnelley, foi criada em 1883 e então oficialmente publicada em 1886. Elas existiram em vários países, alguns ainda utilizam como ferramenta de busca de produtos e serviços, acredite. No Brasil as Páginas Amarelas começaram a ser editadas e impressas em 1947 pela “Listas Telefônicas Brasileiras S.A.” Elas então circularam até meados de 1970, quando então outras empresas passaram a publicar outros produtos com a mesma finalidade, o que fez com que a LTB perdesse espaço. Mas o registro do nome ainda pertencia à LTB, que passou então a confeccionar as Páginas Amarelas através da Ebid Editora Páginas Amarelas Ltda (uma das empresas do grupo). E infelizmente com a chegada da internet […]

O marketplace e a guerra dos preços!
Antes de começar esse post, quero explicar pra você, de maneira resumida, o que é um marketplace. Para quem não sabe, marketplace é qualquer plataforma e-commerce (seja de comida, eletro eletrônicos, prestação de serviços ou equipamentos) que tenha uma empresa mediadora dos negócios que acontecem na plataforma. Resumindo, é como se fosse um enorme shopping virtual, com várias lojas, sendo que, apenas uma pessoa é responsável por negociar as transações que ocorrem dentro dele. Pegou? A primeira vista pode parecer um negócio tentador, afinal de contas se você anunciar em uma plataforma conhecida, renomada no mercado, um custo já teria a menos, que é o do marketing. Isso porque como a plataforma é conhecida, o fluxo de pessoas é alto, portanto, não seria necessário investir tanto no marketing do seu negócio. Mas vamos nos aprofundar um pouquinho mais sobre o funcionamento desse modelo de negócio? A princípio qual é o nome mais valorizado em uma plataforma de marketplace? Se você respondeu, o nome da plataforma marketplace, acertou! Nessas plataformas, os lojistas (que são os anunciantes) estarão sempre em segundo plano, o nome forte precisa ser da plataforma, o que não é algo muito legal caso você esteja em busca de […]

Você tem dificuldades de encontrar equipamentos para locação?
Você que é construtor ou empreiteiro, já teve dificuldade de encontrar uma locadora de equipamentos que fosse próxima ao seu empreendimento? Se sua resposta for sim, eu tenho a solução para otimizar suas buscas e vou te dizer como. Fazer buscas na internet é algo rotineiro na vida da maioria das pessoas. Estima-se que somente no google, o maior buscador do mundo, são feitas 3,5milhões de pesquisas por dia, ou seja, uma média de 40mil pesquisas por segundo. Eu não sei você, mas eu uso o google para praticamente em tudo. Pesquiso sobre o mercado da construção civil, faço buscas sobre ferramentas para facilitar a vida de locadores, pesquiso sobre as dificuldades das construtoras na hora de procurar por uma locadora de equipamentos, entre outras coisas. E foi exatamente em uma dessas minhas pesquisas, que encontrei uma das maiores dificuldades que as construtoras e empreiteiras tem na hora de procurar por uma locadora de equipamentos. Essa dificuldade dá-se ao fato de que nem todas as locadoras investem de maneira adequada em publicidade, o que acaba fazendo com que fiquem ocultas nos buscadores, dificultando assim quem procura por seus serviços. Foi por esse motivo que criamos uma solução que tem como […]

Locadora “novo normal” ou “extraordinária?”
Como todo mundo sabe, o assunto do momento tem sido, “o novo normal.” Se fizermos uma busca rápida na internet vamos encontrar centenas de teorias e “achismos,” tudo relacionado ao que muitos chamam de, período pós pandêmico, ou, “novo normal.” Se você tivesse que me responder qual era o “normal” da sua locadora de equipamentos antes da pandemia, qual seria sua resposta? Você tinha um atendimento “normal” ao consumidor, tinha alguém ou uma empresa que fazia publicações “normais” nas suas redes sociais, lidava com seus colaboradores “normalmente”, como todos fazem, achava “normal” o fato de não ter que se preocupar com as mudanças do comportamento do consumidor e do mercado, era assim o “normal” da sua locadora? Se era assim, acredito que a pandemia veio em boa hora pra você. A pandemia mudou radicalmente a vida de muitas pessoas e empresas, inclusive a minha. Trouxe dor para milhares de famílias ao redor do mundo, trouxe prejuízos incalculáveis para pequenos, médios e grandes empresários, trouxe incertezas para a economia do nosso país e do mundo, trouxe medo e preocupação para o povo mas, também trouxe inúmeras lições que vamos guardar pelo resto das nossas vidas. E uma dessas lições é que […]

Justificar meus gastos para o cliente, agrega valor ao meu produto ou serviço?
Quando foi a última vez que você viu a Apple, uma das empresas que tem a fama de ter os produtos eletrônicos mais caros do mundo, em alguma de suas propagandas, falar sobre os custos que ela tem com cada componente utilizado na fabricação de seus produtos, no treinamento dos seus funcionários, com a publicidade que é feita no MUNDO, entre outras coisas, como forma de justificar os preços que cobram pelos seus produtos? Eu particularmente NUNCA vi isso, e acredito também que você NUNCA vai ver. Sabe por que? Porque ela não precisa justificar o quanto investiu, para que as pessoas consumam seus produtos. Steve Jobs fez muito bem feito o dever de casa, tanto que hoje, mesmo sem ter R$20 para colocar de créditos telefônicos por mês, algumas pessoas ainda pagam sorrindo cerca de R$4mil a R$6mil reais por um smartphone. Sabe por que? Por conta do “VALOR” que Jobs criou não apenas nos seus produtos, mas em sua marca, em seu atendimento (que atualmente serve de modelo para empresas como a Disney) e do seu pós venda, que é um dos melhores do MUNDO! Aí eu te faço a seguinte pergunta: Você acha mesmo que justificar os […]

Três situações que impedem sua locadora crescer
Sempre que olho na internet vejo centenas de milhares de pessoas oferecendo os famosos “milagres do sucesso.” São passos para se obter isso, treinamentos para se obter aquilo, é um festival de “fórmulas mágicas” que prometem colocar sua empresa no topo. Eu sei que talvez você deve estar se perguntando: mas Douglas, você não acredita que uma empresa possa chegar ao topo seguindo essas práticas? Eu respondo: Sim, acredito! Mas hoje eu quero fazer o inverso, quero te mostrar três situações que impedem sua locadora de crescer, mesmo sabendo que corro o risco de ninguém ler esse post, afinal de contas, muitos gostam de ouvir sobre os caminhos para o sucesso mas, poucos gostam de saber se estão aptos a caminhar por ele. Vamos então conhecer a primeira situação. 1- Nada presta, as pessoas não sabem nada e eu sempre tenho razão Você conhece alguém assim? Vou mais além, você se identifica com essa frase? Quem me conhece bem sabe que já fui assim, exatamente como essa frase descreve. E confesso que ver a vida por esse ângulo não traz muitos benefícios positivos. Ser considerado “chato” pelos amigos é até o de menos, pior são os prejuízos emocionais, profissionais e […]

A Ferramenta Que Faltava Para Mecânicos Da Construção Civil!
Como já estamos cansados de dizer, SOMOS MUITO MAIS do que uma comunidade para locadores. Nossa proposta, além de facilitar o acesso de quem procura alugar equipamentos para construção civil, é dar maior visibilidade principalmente para os pequenos e médios locadores, que em sua grande maioria, não tem muita habilidade com os meios de comunicação digital. Só que, além disso, temos um compromisso em oferecer outros serviços que agreguem mais valor tanto para os locadores que usam a nossa plataforma, quanto para aqueles que navegam por ela. E com isso, estamos sempre buscando não apenas criar outras ferramentas mas, também apresentar soluções criadas por outras empresas que tenham o mesmo objetivo que o nosso, o de fortalecer os locadores e o mercado de locação no Brasil. Por isso hoje eu gostaria de apresentar uma ferramenta nova e que é muito útil para os locadores que trabalham com manutenção de equipamentos. Estou me referindo ao site VISTA EXPLODIDA. Criado recentemente pelo mecânico e desenvolvedor, Maykon Demarque dos Anjos, o site tem como objetivo principal facilitar a vida dos mecânicos que procuram por vista explodida de equipamentos pela internet. A ideia dele foi reunir em um só lugar o maior numero de […]

Por que minha locadora está perdendo clientes?
Desde que entrei no mercado de locação de equipamentos, em 2011/2012, umas das conversas que mais ouvia, quando tinha oportunidade de conversar com alguns locadores, era sobre os motivos pelos quais as locadoras perdiam clientes. Era praticamente unânime que as reclamações giravam em torno da prática dos preços baixos praticados pelos concorrentes. Muitos reclamavam disso! Nove anos se passaram, muitas coisas mudaram no mercado, principalmente nesse período da pandemia mas, advinha qual ainda continua sendo a reclamação de grande parte dos locadores? Acertou quem disse: o preço baixo praticado pelos concorrentes. Não me espanta ouvir isso vindo dos locadores, aliás, não me espanta ouvir isso vindo de qualquer outro segmento ou empreendedor. Porém uma coisa me espanta, o fato de que grande parte das pessoas que reclamam dessa e de outras práticas da concorrência, dificilmente tem tempo de olhar para dentro de sua própria empresa, o que pode ser fatal. Por que digo isso? porque basta procurar na internet e você vai encontrar diversas pesquisas que apontam que apenas 9% dos clientes que deixam de fazer negócio com uma empresa, se preocupam com o preço. Isso mesmo! Apenas 9% se preocupam com preço, enquanto 1% porque faleceram, 3% porque mudaram […]

Quem espera, NUNCA alcança!
Você conhece algum ditado popular? Quem não conhece, não é mesmo? Existem relatos de que eles já eram utilizados há séculos, mas uma coisa todos tem que concordar, independente de quando os ditados tenham surgido, no dias de hoje ainda é muito comum utiliza-los em nosso dia a dia. Uma frase pode ter vários sentidos, cuidado! Quando você leu o topo desta postagem, talvez tenha pensado: Acho que tem alguma errada com esse ditado. O correto não seria, “Quem espera sempre alcança?” Eu diria pra você: depende! Realmente o ditado fala sobre ter paciência para se alcançar as coisas na vida. Mas, e se trouxermos esse ditado para o universo dos negócios, no dias de hoje? Estamos vivendo o que os especialistas chamam de, indústria 4.0 (em outro post vou falar sobre isso) e eu diria que nessa situação esse ditado não tem o menor sentido. Acompanhar é bom, mas antecipar-se é fundamental! A paciência é boa, eu confesso, e nos ajuda a planejar melhor as coisas mas, no mundo dos negócios, um minuto que perdemos parado já é o suficiente para ficarmos para trás ou, sermos engolidos pela concorrência. E é exatamente por esse motivo que o “esperar” pode […]

Locador, como será que anda sua saúde?
A pandemia trouxe muita coisa ruim, não apenas para locadores, mas para todos os segmentos do mercado. Porém ela também trouxe algumas reflexões e uma delas que devemos levar em consideração é; como anda sua saúde? Desde que ingressei no mercado de locação, entre 2010 e 2011, fui observando bastante coisa, curiosidade sempre foi uma das minhas virtudes. A primeira delas é o tamanho e força que o mercado rental tem não apenas no RJ, mas em todo Brasil. Há quem diga o contrário, e respeito isso mas, desde que o mercado de locação iniciou, há um pouco mais de 50 anos atrás, muita coisa aconteceu. Uma delas inclusive é a exploração do mercado digital, que inclusive agora nesse período de pandemia ficou maior ainda. Além disso, outra coisa que me marcou bastante é o quanto o locador, principalmente os pequenos, trabalham. Como todo o processo dele é enxuto, ele acaba fazendo contato com o cliente, carrega o carro com o equipamento, faz a entrega, depois a retirada, cuida do financeiro, negocia com fornecedores, etc. Tudo isso em um ritmo totalmente frenético. A justificativa pra isso tudo é sempre a mesma; “preciso trabalhar pra pagar minhas contas e sobreviver, tanto […]

Locadores de equipamentos e os erros durante a pandemia
Desde 2011 trabalhando especificamente com marketing rental essa é a primeira vez que vejo uma crise mexer tanto com o mercado financeiro, não apenas de locação, mas como um todo. Toda crise que afeta o mercado financeiro sempre acende uma luz amarela para que os empreendedores fiquem alerta, mas dessa vez a luz não foi amarela, e sim vermelha, devido a dimensão da crise que o COVID-19 causou não apenas no Brasil, mas em todo mundo e para todos os segmentos. O que geralmente os empreendedores fazem diante de uma crise? Durante essas crises é comum algumas reações, como por exemplo; revisar contratos com fornecedores, negociar com bancos caso haja algum empréstimo, pensar no quadro de funcionários, ficar atendo aos tributos do governo, entre outras coisas. Todas essas ações devem ser tomadas o quanto antes para evitar aquela famosa “bola de neve.” Essas ações na verdade devem fazer parte do manual de sobrevivência de toda empresa. Planejamento é palavra chave, obrigatória, que antecede todas as ações de uma empresa, seja em uma situação onde não existe crise e PRINCIPALMENTE em situações onde ocorrem uma crise. Sem planejamento uma empresa fica como um navio em alto mar sem instrumentos de navegação, […]

Rede de negócios, por que devo participar?
Conhecidas como Networking no mundo dos negócios, as redes ou grupos de negócios são cada vez mais comuns nos dias de hoje. Mas o que é uma Networking e para o que elas servem? Rede de contatos, rede de negócios, seja lá como você gosta de chamar, uma coisa as duas tem em comum; o fato de que elas ajudam no fortalecimento de amizades, no estreitamento de negociações e em novas possibilidades de negócios. Existem diversas plataformas hoje que proporcionam essa prática, a mais comum é o whatsapp. Que é nunca esteve presente, além do grupo da família, em pelo menos mais uns 4 grupos diferentes? O problema é que nem sempre essas redes conseguem manter o foco do objetivo pelo qual foram criadas e com isso, além da debandada de pessoas, acabam ocorrendo desavenças, xingamentos, ofensas, o que desmotiva todo restante do grupo. Então por que ainda devo participar se essas redes são problemáticas? Vou te dar alguns motivos pelos quais você deve participar de uma networking rental, ou seja, uma rede ou um grupo que seja específico sobre o mercado de locação de equipamentos, que o público para o qual escrevo este artigo. 1- Utilidade Não existe nada […]

Presença digital, agora mais do que nunca!
Há 11 anos como profissional de marketing e 08 anos focado no mercado de locação de equipamentos para construção civil, uma frase eu sempre dizia aos meus clientes: “Você precisa ter uma identidade digital!” É fato que ninguém, nem mesmo os mais otimistas, pensariam que em 2020, um ano esperado com tantas expectativas positivas fosse ser assim, como estamos vivendo atualmente. A pandemia do COVID-19 literalmente paralisou não apenas o nosso país, mas o mundo. Em particular no Brasil ficou ainda mais claro o quão despreparados estamos para lidar com situações adversas. Tecnologia é algo do “novo normal?” Para muitas empresas, principalmente do setor de locação de equipamentos uma coisa ficou muito nítida, e isso eu digo com propriedade, pois atualmente além de prestar serviços para sindicatos de empresas de locação, presto também serviços para locadores e dou assessoria de marketing para uma empresa dona de um sistema gerencial para locadoras de equipamentos de construção civil, a D&O Sistemas, uma de nossas patrocinadoras. As empresas não estavam preparadas para essa mudança brusca do universo tecnológico. E se observarmos bem, a presença digital já era, antes mesmo da pandemia, um requisito obrigatório para as empresas que desejam expandir no mercado, seja […]

A importância do treinamento digital para o locador
Você extrai todo o potencial do seu sistema? Todos nós já passamos por isto. Eu aposto que você também: compramos um carro novo, naturalmente munidos de informações antes de decidir a compra. Já sabemos tudo sobre o carro (pelo menos assim pensamos): cilindrada, espaço interno, se tem controle de estabilidade, multimídia, conectividade com celular e outros. Chega o tão esperado dia de recebê-lo. Que alegria! E com ele veio um manual com 250 páginas. “Já sei dirigir, vou ver o manual depois”, é o primeiro pensamento que nos vem à mente. Um amigo, então, comenta da facilidade que é o carro ter o acendimento automático dos faróis, não precisando se preocupar com multa por andar com a luz diurna ou os faróis apagados. Você fica indignado por ter recebido uma multa, a uma semana, por este motivo. Pois esqueceu de ascender os faróis ao entrar em uma rodovia e não usava esta função: acendimento automático. Você conhece os prejuízos por falta de conhecimento? Prejuízos decorrentes da falta de informação também fazem parte do dia a dia das empresas de locação. Quem já não perdeu um equipamento, ou deixou de faturar com equipamento em manutenção, devido ao mau uso dele por […]

Meu concorrente aluga equipamentos mais baratos, e agora?
Antes de começar queria te fazer uma pergunta; É através do “preço” que você norteia as estratégias de marketing de sua empresa? Se sua resposta for sim, não tenho boas notícias pra você. Antes de me xingar porque eu disse isso, falar mal do concorrente, dizer que ele é desleal ou coisas do tipo, eu te convido a ler esse post até o final. Um dos maiores problemas para alguns empreendedores ainda está em não saber a diferença entre “Valor” e “Preço”. Apesar de parecer é a mesma coisa, NÃO É! E isso precisa ficar muito claro em sua mente. Somente dessa forma é que você vai conseguir construir produtos e serviços de “valor” para sua empresa, onde as pessoas pagam o “preço” sem questionar. Sim, isso é possível e vou te mostrar mais abaixo. Mas o que eu faço quando meu concorrente abaixa o preço? A primeira coisa a fazer, antes de falar mal do concorrente, é ter a convicção de como você quer ser reconhecido no mercado. Você quer ser reconhecido como a empresa do menor preço? Como a empresa do melhor atendimento ou da melhor prestação de serviços? Tudo começa por aí. Se sua resposta foi; “ser […]

Marketing bom é o que você quer ou o que você precisa?
Por mais tempo de mercado que você tenha, por mais experiência com cliente que você tenha uma coisa precisa ficar claro, “estamos no século XXI.” Mas e o que isso tem a ver com toda bagagem que acumulei em todos esses anos como empresário? Bastante coisa, principalmente a forma de se consumir um produto ou serviço. Mas a minha trajetória no mercado conta? Então Douglas, você quer dizer que toda bagagem que tenho não serviu de nada? Não é bem assim! Todo conhecimento é válido e conta muito não apenas para nosso aprendizado pessoal, mas para que haja uma evolução da nossa mente. Infelizmente ainda é muito comum ver empresários e empreendedores presos ao passado, como se estivessem na década de 70, 80. Como já disse em outras postagens, o comportamento do consumidor muda a cada instante, não a cada década, e precisamos estar conscientes e preparados para isso. Veja a pandemia como exemplo A pandemia trouxe muita coisa ruim para todos nós, isso é um fato! Mas os empreendedores ela trouxe uma grande lição que jamais será esquecida, ‘a tecnologia tem poder sim e se não fosse ela, hoje teríamos mais empresas falidas.’ Só que infelizmente muitos empresários não […]

Três motivos para sua empresa estar no Achei Locações
Existem ainda algumas dúvidas sobre anunciar ou não, no Guia digital Achei Locações. Isso porque alguns locadores ainda se sentem incomodados e desconfortáveis de estar no mesmo local onde estão seus concorrentes. Entendo e respeito esse desconforto de alguns locadores, mas não acho que estar isolado possa ser o melhor caminho para quem deseja mais visibilidade. Com base nisso vamos à primeira vantagem de estar no Guia digital Achei Locações. Maior visibilidade da sua empresa Hoje quem tem um Smartphone e um acesso à internet, tem literalmente um mundo em suas mãos. A internet está repleta de informações sobre tudo! Basta uma pergunta, um clique e pronto, em segundos temos milhares de informações sobre o que estamos procurando, na palma de nossas mãos. Imagine reunirmos em um único local dados do mercado de locação de equipamentos de construção civil de todo Brasil e depois direcionar ao público que procura por esses serviços. O resultado, além da possibilidade de ser visto por mais pessoas e empresas que realmente tem interesse nos serviços de locação, é a facilidade que criamos para que eles (pessoas e empresas interessadas no mercado rental) encontrem de maneira prática, o que procuram. Economia de tempo e dinheiro […]

Seu tempo de mercado rental não garante o sucesso de sua empresa!
Importante saber antes de ler Tralho desde 2010 com empresas locadoras e desde que entrei uma das coisas que mais ouço é, “respeita o tempo que tenho no mercado rental.” E é exatamente sobre isso que vamos conversar. Só pra constar Queria deixar claro que respeito o tempo e experiência que qualquer profissional tenha se dedicado ao setor que trabalha, e acredito que esse tempo, se usado com ‘sabedoria’, é capaz de abrir portas para outros elementos que são fundamentais para o crescimento do seu negócio. Não é nada pessoal Esse post não é direcionado à nenhuma dessas pessoas que disseram a frase citada no primeiro parágrafo, ou, foi criado com intuito de afrontar alguma pessoa ou marca. Pelo contrário, nesse post quero compartilhar um exemplo de uma organização, que não é do segmento rental, mas que tinha exatamente esse tipo de pensamento e acabou pagando muito caro por isso. Quando o “saber de mais” pode te afundar Criada em 1888 hoje a Kodak era ter 132 anos de existência, isso se não pela arrogância de alguns dos seus sócios em achar que sabiam demais e não precisavam inovar. Só pra que vocês tenham uma ideia, a Kodak era responsável […]

Pós locação de equipamentos de construção civil
Segundo Philip Kotler(conhecido como o pai do marketing) conquistar novos clientes é entre 5 ou 7 vezes mais caro do que fidelizar aqueles clientes que você já tem. Você sabia que Todos os dias, centenas de locadoras de equipamentos para construção civil em todo Brasil investem dinheiro e tempo para atrair novos clientes? Fazem planejamento estratégico, criam contéudos elaborados em várias redes sociais, criam sites modernos e atraentes, fazem vídeos de equipamentos, compram equipamentos novos, tudo para se destacar no mercado rental. Eles estão errados? Não! O caminho é exatamente esse. Mas será que essas locadoras também tem o mesmo empenho em fidelizar os clientes que já locam equipamentos com eles? Dados de Satisfação do Cliente revelam que 85% das empresas NUNCA fizeram pós venda (ou no caso das empresas locadoras, pós locação). Mas quando começa a pós locação? A resposta pode parecer óbvia, não é mesmo? Mas não é! A pós locação, ao contrário do que muitos podem ter pensado, não começa após o cliente alugar o equipamento, mas, desde o momento em que ele liga para a empresa e conta ao departamento comercial a sua necessidade. É nesse momento que qualquer detalhe pode fazer a diferença para que […]

Mercado rental, concorrência sim, inimigos jamais.
Costumo dizer que, “seu inimigo não são seus concorrentes e sim as velhas estratégias de marketing esperando novos resultados.” No ambiente dos mercadólogos(profissionais de marketing) existe um termo chamado ‘Benchmarking.’ E o que seria isso? Em resumo, benchmarketing é o processo de estudo da concorrência. Muito utilizada por grandes empresas, essa técnica contribui para que essas empresas possam saber onde seus concorrentes estão errando, e com isso melhorar suas atividades. O mercado tem dois personagens Todos nós sabemos que o mercado é bem competitivo, que a concorrência às vezes é desleal e incomoda. Mas sabemos também que se ficarmos focados apenas nisso, acabamos perdendo, tempo, dinheiro e a identidade de nossa empresa; E digo mais, junto com tudo isso ainda perdemos a chance de aprender e à partir daí, criar um novo planejamento estratégico de marketing para nosso negócio, o que pode aumentar nossas receitas e atrair novos clientes, além de fidelizar o que já temos. Atualmente temos dois tipo de personagens no mercado de locação de equipamentos para construção civil, temos ‘o concorrente’ e temos também ‘o inimigo‘. O que o concorrente é? O concorrente é aquele que conhece os benefícios de uma possível parceria. Ele sabe que nessas […]

Qual a melhor plataforma de marketing para o locador?
A maioria dos meus clientes e amigos fazem, ‘qual a melhor plataforma para anunciar minha locadora de equipamentos?’ Um pouco da história do locador de equipamentos Estima-se que a Locação de equipamentos no Brasil tenha começado na década de 70, ou seja, ela teria então seus 50 anos de atividades. Como a internet no Brasil tem apenas 32 anos de existência, isso significa que as empresas de locação começaram a contar com o auxílio dessas ferramentas quando tinha 18 anos. Só que nessa época além de poucas empresas locadoras, nem todas tinham acesso à internet e a publicidade nessa época ainda era tímida se comparado aos comerciais de TV, rádio e a publicidade impressa. O Google e seu poder de buscas O Google, maior sistema de busca do mundo responsável por 94,31% de todas as buscas na internet hoje, segundo o site Live Stats, tem aproximadamente 3,5 bilhões de pesquisas feitas por dia, o que totaliza cerca de 1,2 trilhão de pesquisas realizadas por ano em todo mundo. É realmente um número assustador! Redes sociais e suas idades Já as redes sociais são todas praticamente jovens, uma das primeiras e mais famosas entre os brasileiros foi o Orkut, com 10 […]

O instagram e o mercado de locação de equipamentos
Criado por Kevin Systrom e Mike Krieger e lançado em outubro de 2010, este ano a ferramenta completa 10 anos, um ano a menos do tempo que estou no mercado digital. Apesar do Brasil estar entre os 3 países que mais usam a ferramenta e ter hoje mais de 70 milhões de usuários, queria compartilhar algumas particularidades com você. Apesar de dos dados terem sido colhidos entre 2018 e 2019, pouca coisa mudou. Então vamos ver alguns detalhes interessantes? 1 – Popularidade Apesar de popuplar, ele ainda está longe de alcançar o Facebook e Youtube(este que teve um crescimento ainda maior nessa pandemia). Na tabela abaixo podemos ver os dados colhidos em 2019 pelo site Stalista. 2- Faixa etária de usuários Segundo a mesma pesquisa da Stalista, a maior faixa etária de usuários do instagram está entre 25 à 34 anos, onde 51% são mulheres e 49% homens(isso levando em conta usuários de 13 à 65 anos). Em segundo lugar vem a faixa de 18 à 24 anos. Ou seja, podemos concluir então que efetivamente a ferramenta não alcança os adultos da “melhor idade.” Veja os gráficos abaixo. 3- Empresas(marcas) X Celebridades O instagram é uma rede construída de pessoas […]

Será que os serviços e produtos grátis funcionam?
Existe uma mística no mercado de que tudo que é mais barato ou gratuito não presta? Você concorda com isso?Fomos condicionados ao longo do tempo a acreditar que todo produto ou serviço que é barato ou gratuito, não´presta, e isso não é verdade! Existem sim serviços e produtos com essas características que são de baixa qualidade, mas, não podemos generalizar e dizer que todos são iguais. Eu por exemplo já comprei produtos caros e de marca conhecida, que tive muitos problemas. E também contratei serviços de valores altos, que não me ajudaram em nada.O Guia digital para locação de equipamentos, Achei Locações tem sido alvo dessa dúvida por conta de algumas empresas locadoras, o que até então acho normal e aceitável acontecer, afinal de contas como diziam os antigos; ‘quando a esmola é demais, o Santo desconfia.’ Somos uma plataforma inovadora e como produto ou serviço inovador, é normal que haja alguma desconfiança sobre a sua qualidade. Mas hoje eu estou aqui pra te DESAFIAR a conhecer melhor o nosso guia digital. Acesse agora o site, tire suas dúvidas, cadastre sua empresa, experimente o nosso aplicativo, participe de nosso grupo no facebook. Tenho certeza que seu conceito vai mudar! Acesse agora o […]

A integração de locadores de equipamentos
Estamos vivendo em uma era onde o ser humano é cada vez mais individualista. Alguns até acreditam que a internet que é culpada por isso. Mas pra mim pouco importa quem seja o culpado do individualismo que estamos presenciando. Na verdade, estou atrás de meios que possam criar a integração entre as pessoas e classes, como a dos locadores por exemplo, e acredito que a internet é uma poderosa ferramenta pra isso, se for bem utilizada é claro. Fiquei sabendo ontem através de um amigo, que é um dos pioneiros no mercado de locação do Rio de Janeiro, que o mercado de locação começou praticamente na década de 70. De lá pra cá muitas coisas mudaram, ele me disse; novos equipamentos surgiram, a tecnologia mudou o comportamento de algumas pessoas e muitas empresas surgiram, fazendo do mercado rental um mercado bem competitivo. Só que essa competição acabou trazendo alguns desafetos entre locadores, o que não é bom para a classe. Não importa o motivo pelo qual isso aconteceu, pra mim o que importa neste post é falar sobre as consequências desses desafetos e sobre o poder da integração. Sobre o resultado dos desafetos nem precisamos dizer muito, todos já sabem […]